Comitê de recursos hídricos de Sergipe realiza eleição


O Programa “Linha Direta” desta quarta-feira, dia 21, entrevistou a Coordenador do processo eleitoral de renovação dos Membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Estado de Sergipe, Patrícia Souza. Ela falou sobre a escolha de novos membros e a importância e significado de se proteger os recursos hídricos dos 3 principais rios: Rios Sergipe, Piauí e Japaratuba.


De acordo com Patrícia, haverá uma mudança de todos os participantes do comitê. “Ela ocorre de 3 em 3 anos. Era para ter ocorrido ano passado, mas tivemos a pandemia. Agora faremos o processo. A gestão será de 2022 a 2024. A eleição é realizada após mobilizações, pois a escolha é descentralizada”, pontuou.


Ela lembrou que vários segmentos estão dentro deste processo. “Temos as empresas de saneamento, no nosso caso a Deso, indústrias, demais empresas que utilizam a água para trabalhar. O poder público também participa nas 3 esferas. Além disto demais órgãos participam deste comitê que é renovado a cada período”, destacou Patrícia Souza.


Ela explicou que cada segmento tem direito a 8 membros. “Ao todo são 24 membros eleitos com seus suplentes. Teremos também a renovação do conselho estadual de recursos hídricos e participam os comitês de cada segmento”, comentou.


Sobre a participação dos municípios, Patrícia Souza diz que é preciso a participação de todos devido a questão geográfica. “Muitos desses rios fazem o limite entre os municípios. Sem contar que existem os pequenos riachos que fazem parte dos rios. Por isso a importância de se preocupar em preserve estes mananciais pois é deles que as pessoas extraem a água para o uso do dia a dia”, pontuou.


Até o dia 09 de agosto haverá todo o processo de escolha para os membros dos comitês. A Escolha deverá ocorrer em novembro. “Devido a pandemia, o processo está ocorrendo praticamente on-line. Basta acessar www.sedurbs.se.gov.br/prtaldosrecursoshidricos. A pessoa tem todas as informações e o acesso a inscrição. Outras dúvidas podem ser tiradas pelo 3249 - 4174”, explicou.



Portal C8 Notícias

Foto: ASN / arquivo