Comitê de Crise define plano para evitar transtornos com a chuva


O Prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, se reuniu nesta quinta-feira, dia 19, com alguns membros do Comitê de Gerenciamento de Crise da Prefeitura. Durante o encontro, o gestor solicitou máxima atenção aos órgãos operacionais da administração municipal até o domingo, por conta da possibilidade de chuvas intensas na cidade.


Com informações dos institutos meteorológicos, há uma previsão de que seja registrada uma média de 130 milímetros de chuva até fim de semana, em Aracaju. “Estamos acompanhando as mudanças climáticas em todo o país, cidades com temperaturas que nunca tiveram e situações adversas sendo registradas. Por isso, diante do alerta que foi emitido, prevendo um volume expressivo de chuvas em nossa capital nos próximos dias, convoquei esta reunião, para pedir a todos que tenham atenção redobrada. Temos que estar sempre um passo à frente, nos antecipando aos acontecimentos e olhando para os fatos com acuidade e determinação, como sempre fizemos”, disse Edvaldo.


O gestor orientou que os secretários e coordenadores priorizem as ações preventivas nas áreas mais frágeis da cidade, para que possa evitar possíveis transtornos em decorrência das chuvas. “A prevenção é fundamental. Temos que estar atentos porque a lógica climática não é mais a mesma, em nenhum lugar do país. É necessário pensar diferente para avançar nas iniciativas. Aproveito para, ao mesmo tempo, parabenizar as equipes das secretarias envolvidas com o Comitê de Crise pelo trabalho efetivo, organizado e integrado que é realizado diariamente”, explicou o prefeito.


Segundo o Secretário Municipal da Defesa Social e da Cidadania e Coordenador da Defesa Civil, Tenente-Coronel Silvio Prado, há alguns dias as equipes do órgão municipal já estão atuando no monitoramento desta nova frente fria. “Contratamos uma empresa de meteorologia que nos possibilitou ter uma previsibilidade maior, com antecedência. Então, essa frente fria que está chegando em Aracaju vem sendo acompanhada desde o início da semana e isso nos permitiu acionar o Comitê de Gerenciamento antecipadamente, indicando os pontos em que deveríamos redobrar as ações preventivas, especialmente de limpeza de canais, bueiros e arruamentos. Essa reunião com o prefeito foi, justamente, para que alinhássemos os processos”, detalhou.


De acordo com o boletim da Defesa Civil de Aracaju, já forma registrados cerca de 51 milímetros de chuva nas últimas 12 horas. As equipes da instituição estiveram em vários pontos da capital, a fim de verificar possíveis alagamentos. Em caso de emergência, as pessoas devem ligar para o telefone 199, que funciona 24 horas por dia.




Portal C8 Notícias

Fotos: Ana Lícia Menezes/Ascom Semdesc