Comissão do Senado vem a Sergipe acompanhar caso Genivaldo


O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira, dia 1°, o requerimento sobre a vinda da Comissão dos Direitos Humanos da Casa Parlamentar a Sergipe. A intenção é acompanhar as investigações do caso Genivaldo de Jesus, que morreu após abordagem de agentes da Polícia Rodoviária Federal no dia 25 de maio em Umbaúba, no Sul do estado.


A previsão é que o grupo venha ao estado entre os dias 13 e 14 de junho. O autor da proposta é do Presidente da Comissão de Direitos Humanos da casa, Senador Humberto Costa (PT-PE). “O flagrante mostrou um atentado contra o direito à vida e desleixo com os princípios básicos da abordagem policial: legalidade, necessidade, proporcionalidade, moderação e conveniência”, destacou.


Durante a sessão que aprovou a vinda da comissão, Humberto Costa também lembrou a proposta do Senador Rogério Carvalho (PT-SE). A medida prevê uma indenização de R$ 1 milhão a Maria Fabiana dos Santos, viúva de Genivaldo, devido à violência cometida por agentes de Estado.


O Presidente da Comissão disse que o ato foi totalmente repudiado por todas as instãncias de Direitos Humanos. “As imagens da crueldade cometida por aqueles agentes nos mostram que as ações por eles adotadas em nada correspondem aos dispositivos legais que regulam o uso da força pelos agentes de segurança pública; aquelas imagens absurdas nos mostram uma abordagem carregada de crueldade que nos leva a um passado sombrio”, afirma Humberto Costa.



Portal C8 Notícias

Foto: Agência Senado