Começa o plantio de mudas na Reserva das Mangabeiras


A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), deu inicio nesta sexta-feira, dia 6, ao plantio de 200 mudas de mangabeiras na Reserva Extrativista. Elas foram doadas para o Horto Municipal pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) e estavam sendo cuidadas no local para depois serem plantadas.


A Reserva das Mangabeiras foi criada para preservar as que já existem no local e garantir que a comunidade extrativista continue exercendo sua atividade laboral. Ao todo, foi delimitada uma área de 94 mil m² da unidade de conservação que integra o projeto do Complexo Residencial Irmã Dulce dos Pobres que contará com 1.102 casas. O plantio dessas mudas no local é um dos primeiros passos tomados desde que o projeto foi criado.


Segundo o Secretário do Meio Ambiente, Alan Lemos, a ação faz parte do esforço empreendido pela gestão municipal para melhorar a condição da reserva, que estava em crescente degradação, decorrente da ocupação irregular. “Nós conseguimos frear esse processo, então agora o Município está tomando medidas para que a vegetação seja devidamente recuperada”, relatou.


A expectativa é de que em até seis anos essas mudas possam começar a produzir o fruto. A Reserva das Mangabeiras vai beneficiar as 38 famílias catadoras de mangaba que já estão cadastradas pela Secretaria Municipal de Assistência Social.


O secretario destacou que esse plantio será importante para fazer o acompanhamento técnico, a fim de desmistificar que o manejo da mangabeira a partir de mudas não é eficiente. “São mudas selecionadas, de boa qualidade, que, no tempo devido, quando as plantas estiverem adultas, poderão produzir, fazendo com que a reserva cumpra seu papel de preservar e, ao mesmo tempo, possibilitar que os catadores continuem usufruindo da sua renda”, comentou Alan Lemos.



Portal C8 Notícias

Foto: Marcelle Cristinne/PMA