top of page

Colisões transversais são os acidentes mais frequentes na Grande Aracaju, diz SSP


O cenário encontrado após um acidente de trânsito pode indicar a dinâmica em que ocorreu a colisão. Os primeiros elementos identificados no local do fato já apontam para a direção em que ocorreu a colisão e, assim, também fornecem subsídios para que a autoridade policial identifique uma possível causa do acidente entre veículos. Embora esses elementos ainda possam ser alvo de investigação, há três tipos de colisões identificadas como mais frequentes no trânsito na Grande Aracaju.


Dentre os três tipos de colisões que ocorrem com mais frequência na capital e região metropolitana está a colisão transversal, conforme evidenciou o sargento Tiago Damasceno, da Companhia de Polícia de Trânsito (CPTran). “É a colisão entre a frente de um veículo e a lateral de um outro. Essa colisão transversal acontece em decorrência do não respeito à preferencial ou ao sinal semafórico”, detalhou.


Ainda segundo o sargento Tiago Damasceno, após a colisão transversal, estão as colisões longitudinais. “O segundo tipo de acidente [registrado com maior frequência pelo Serviço de Atendimento de Acidentes de Trânsito da CPTran] é a colisão longitudinal, que é a lateral de um veículo chocando-se com a lateral de um outro”, explicou o militar integrante da CPTran.


Em seguida, ocupando a terceira posição entre os tipos de acidentes registrados com maior frequência em Aracaju e região metropolitana, está a colisão traseira. “Esse tipo de acidente ocorre quando há a colisão entre a frente de um veículo com a parte de trás de um outro”, acrescentou o sargento Tiago Damasceno.


Eu sou o trânsito

Durante o mês de setembro, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SE) e a CPTran da Polícia Militar estão apresentando a campanha ‘Eu sou o trânsito’, com o objetivo de reforçar a importância dos cuidados de todas as pessoas - condutores de veículos, pedestres e ciclistas - para um trânsito seguro. A campanha está sendo realizada no mês de setembro em alusão à Semana Nacional do Trânsito, que acontece entre os dias 18 e 25.


Também apoiam a campanha o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), Grupamento Tático Aéreo (GTA/SSP), Delegacia Especial de Delitos de Trânsito (PCSE), Instituto Médico Legal (IML/Polícia Científica), Grupamento Especial Tático de Motos (Getam), Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv/PMSE), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Superintendências Municipais de Transportes e Trânsito (Capital e interior) e Grupo Energisa.




Foto e fonte: ASN

bottom of page