Cheia do São Francisco deve chegar ao ponto máximo hoje


Com as chuvas registadas em Minas Gerais e no sul e sudeste da Bahia, a quantidade de água que o Rio São Francisco está recebendo vem superando todas as expectativas. Por isso, desde a primeira metade do mês de janeiro, a Companhia Hidelétrica do São Francisco (Chesf) já vinha alertando sobre a abertura das comportas de Xingó. E hoje deverá ser o ponto máximo de liberação das águas, chegando a 4 mil m³/s.


Durante o Programa “Linha Direta”, o Secretário de Comunicação de Canindé de São Francisco, Adeval Marques, falou da situação do município. Segundo ele, apesar da cheia, mas a região da prainha ainda tinha condições de banho. “E claro que temos o cuidado de orientar as pessoas para não irem ao fundo do rio. Mas até o momento as águas do Velho Chico estão dentro do normal, mesmo com uma grande quantidade de água saindo do vertedouro de Xingó”, destacou.


Adeval lembrou que hoje, segundo anunciado pela Chesf, deve-se chegar aos 4 mil m³/s. No entanto, existe o planejamento de que mais água possa vir. “Já estamos sabendo preliminarmente que a Chesf poderá anunciar outro aumento de vazão. Desta vez, chegado a até 6 mil m³/s. Tentamos contato com a Companhia mas até agora não recebemos resposta. Vamos continuar tentando”, informou o Secretário.



Portal C8 Notícias

Foto: Cada Minuto/divulgação