Celebrações marcam o inicio da Quaresma na Arquidiocese


Neste dia 02 de março a Igreja deu inicio a Quaresma, período que prepara os católicos para a Semana Santa e o período da Páscoa. Várias comunidades da Arquidiocese de Aracaju celebraram a Quarta-Feira de Cinzas, a exemplo da Catedral Metropolitana.


A Missa das 16h30 foi presidida pelo Arcebispo de Aracaju, Dom João José Costa. Durante homilia, o religioso destacou pontos importantes para que os fieis possam viver o período quaresmal. ““A oração, momento íntimo de comunhão com Deus, para escutar a sua Palavra e para lhe mostrar a nossa confiança e acolhimento, apesar de vivermos num mundo que ignora a oração e esquece-se de Deus. O jejum, esforço de mortificação pessoal na comida, nas despesas, na exibição de riqueza, nos sentidos e nas paixões. A esmola, sinal da generosidade para com o próximo, especialmente para com os mais necessitados” ,destacou.


A celebração também marcou a abertura da Campanha da Fraternidade 2022. Este ano o Tema é “Fraternidade e Educação” e o Lema é “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26). “Ao longo da caminhada quaresmal, em que a conversão se faz meta primeira, recebemos o convite para buscar os motivos de nossas escolhas em todas as ações e, por certo, naquelas que dizem respeito mais diretamente ao mundo da educação”, pontuou Dom João.

Missa no Shopping

Fiéis da região da Taiçoca em Nossa Senhora do Socorro e de Aracaju também participaram da celebração da Quarta-feira de Cinzas na Capela Santa Terezinha, localizada na área interna do Shopping Prêmio. O ato religioso, que foi presidido pelo Diretor-Executivo da Rede Cultura de Comunicação, Padre Marcelo Conceição, foi transmitido ao vivo pela TVC Canal 7.1.



Na homilia Padre Marcelo chamou a atenção para o tempo da Quaresma. Para o religioso, o momento e de buscar a conversão continua. “Que tenhamos o propósito de, ao receber as cinzas na nossa fronte, mudar de realidade e não estar na vida de pecado. Esta deve ser a nossa meta para chegarmos o período Santo da Páscoa e sermos pessoas transformadas”, explicou.



Portal C8 Notícias

Foto 1: Pascom Catedral

Fotos 2 e 3: Rozendo Aragão