Católicos celebram o Dia Arquidiocesano da Unidade 2021


Em mais um feriado da Proclamação da República, 15 de novembro, cerca de dois mil católicos da Arquidiocese de Aracaju, se reuniram no Espaço Cultural Gonzagão, no Conjunto Augusto Franco, na capital sergipana. Todos celebraram mais um Dia Arquidiocesano da Unidade 2021.


Após um ano realizado de forma virtual, por conta das restrições da pandemia do COVID-19, o evento criado para reunir os fiéis e todo clero da Arquidiocese, retornou à modalidade presencial, recebendo um público expressivo. Eliane dos Santos, do conjunto Orlando Dantas, veio para participar e, pela primeira vez, serviu como ministra da eucaristia no DAU. Para ela esse é um momento de satisfação e alegria. “A sensação é maravilhosa em participar e servir no Dia Arquidiocesano da Unidade. Hoje pela manhã estava revendo as fotos do último que aconteceu de forma presencial, estava morrendo de saudades”, declarou.


Não foi só a Eliane que estava com saudades do evento na modalidade presencial, a sua quase xará, Eliana Rosa, não via a hora de chegar o DAU 2021, ela é integrante da paróquia Bom Jesus dos Pobres, do Conjunto Augusto Franco. “O evento é sempre maravilhoso e uma oportunidade de encontrar os irmãos das várias comunidades da Arquidiocese”, comentou.


Já Jerônimo Sérgio, membro do Movimento dos Focolares, participa do DAU trazendo à memória a passagem bíblica do livro de Romanos, capítulo 12, versículo 5. “É como Jesus diz, que todos sejam um. O Dia da Unidade, naturalmente, remonta essa exigência que Jesus fez aos seus discípulos, estar aqui é poder comungar dessa máxima de Jesus”, afirmou o fiel.


O Dia Arquidiocesano da Unidade contou com a Missa, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Aracaju, Dom João José Costa e concelebrada por diversos sacerdotes. Durante a homilia, o religioso disse que o DAU é um momento significativo para a Arquidiocese de Aracaju. “Esse momento mostra que nós somos todos diferentes, mas mesmo assim, devemos viver em comunhão. Que possamos avançar no amor e na fraternidade”, pontuou Dom João.



Portal C8 Notícias

Colaboração: Victor Hugo

Fotos: João Paulo e Victor Hugo