Cartórios Eleitorais emitem títulos até 04 de maio


Quem deseja tirar seu primeiro título de eleitor ou regularizar a sua situação precisa ficar atento ao calendário. A Justiça Eleitoral realiza até o dia 04 de maio a emissão do documento que é fundamental para a participação do processo de escolha dos novos representantes.


Durante o “Linha Direta” desta quarta-feira, dia 30, a Chefe de Cartório da 2° Zona Eleitoral, Luciana Moraes, falou sobre o prazo de regularização e emissão de novos títulos e destacou as novidades deste ano. “O eleitor pode optar em fazer a inscrição, revisão ou transferência, tanto pela forma presencial quanto de forma online. É um procedimento simples, fácil e rápido onde o eleitor pode acessar a página do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe para fazer a operação”, explicou.


Os jovens que irão completar 16 anos até o dia da Eleição podem fazer o título de eleitor até 4 de maio. “Esta faixa etária ainda não está obrigada a votar. Mas quem desejar cumprir seu direito, pode se inscrever. Lembrando que, se o jovem tem 15 anos e vai fazer 16 até o dia 02 de outubro, ele pode solicitar o título”, detalhou.


Luciana também comentou sobre o combate as fake news. Ela disse que desde a implantação do “E-título” não é mais emitido o titulo físico, de cor verde. Ainda este ano não será exigida a biometria. “O TSE já se posicionou que esse ano não vai cobrar a impressão digital, devido a questão da covid-19. Isso poderá ser posto em pratica nos próximos períodos eleitorais”, comentou a Chefe de Cartório.


Para ter acesso aos cartórios eleitorais de Sergipe, é preciso estar com máscara e apresentar o cartão de vacina contra a Covid-19. O Cartório Eleitoral está localizado na Rua Itabaiana, nº 580, Bairro São José. O Funcionamento é de 07 às 13 horas de segunda a sexta-feira. No órgão estão a 1ª Zona (engloba boa parte da zona norte de Aracaju), 2ª Zona (Centro, zonas Oeste e Sul de Aracaju e o Município de Barra dos Coqueiros) e a 27ª Zona (Região sul da capital).



Portal C8 Notícias

Fotos: Rozendo Aragão