Campanha do Sarampo e foca em crianças maiores de 6 meses a menores de 5 anos


A Campanha Nacional contra o Sarampo foi iniciada em abril em Aracaju, com execução da Secretaria Municipal de Saúde. Atualmente está acontecendo a segunda fase, voltada às crianças maiores de 6 meses a menores de 5 anos.


Para facilitar a Secretaria disponibiliza a vacina nas 45 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) das 8 da manhã às 4 da tarde. A imunização acontece em três shoppings da capital, das 8 da manhã às 5da tarde, e no drive-thru montado no Parque da Sementeira, das 8 da manhã a uma da tarde. Para receber a vacina, é necessário apresentar cartão de vacinação, documento com foto e comprovante de residência de Aracaju.


O Pediatra da Secretaria de Saúde de Aracaju, William Barcelos, diz que a transmissão do sarampo acontece através da via respiratória, e que é uma doença muito parecida com resfriado e até mesmo com a covid-19. “Os principais sintomas do sarampo são a coriza, febre alta, lacrimejamento e congestão nasal. Com a diminuição da febre, surgem manchas que são exclusivas do sarampo, além da vermelhidão da pele que se inicia no rosto e vai descendo para o pescoço, tórax e barriga”, pontuou.


O vírus pode agravar infecções secundárias já existentes no paciente ou desenvolvê-las, sobretudo em pessoas imunocomprometidas. “Reforçamos a importância da vacina, pois é a principal forma de prevenção, imuniza, e isso faz com que não exista o desenvolvimento da doença e transmissão do vírus", reforçou o especialista.



Portal C8 Notícias

Foto: André Moreira/PMA