Campanha de multivacinação de crianças e adolescente começa sexta, 01


A partir desta sexta-feira, 1º, o Estado começa a vacinar crianças, desde o recém-nascido, a adolescentes menores de 15 anos que estão com o esquema vacinal atrasado. A Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação se estenderá até 29 de outubro, sendo 16 de outubro o Dia “D” de divulgação e mobilização nacional. As vacinas, que compõem a rotina do calendário nacional, estão sendo distribuídas com os municípios pelo Programa Estadual de Imunização.


A campanha tem como objetivos oportunizar o acesso às vacinas contempladas no Calendário Nacional de Vacinação; atualizar a situação vacinal e melhorar as coberturas vacinais; diminuir a incidência das doenças imunopreviníveis; e contribuir para o controle, eliminação e erradicação das doenças imunopreviníveis, segundo informou a gerente do Programa Estadual de Imunização, Sândala Teles, salientando que manter a caderneta de vacinação das crianças e dos adolescentes em dia é tanto um desafio quanto uma questão de saúde pública.


Sândala Teles explica que os pais ou responsáveis devem levar suas crianças e adolescentes a uma unidade de saúde neste mês de outubro, com as cadernetas de vacinação, para que estas possam ser avaliadas pelos profissionais de saúde e aplicadas as vacinas que estiverem em atraso.


Para a gerente do Programa Estadual de Imunização, as coberturas vacinais em Sergipe preocupam. “Enquanto a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para as vacinas básicas é de 95%, nós temos a Rotavírus com 68% de cobertura; a Pneumo, Penta, Meningite e Pólio com 70%, a Hepatite A com 65% e a Tríplice (sarampo, caxumba e rubéola) com 78%. Os dados são de julho e nos mostram que precisamos realmente atualizar o esquema vacinação de nossa população”, considerou.


Fonte: Ascom SES/SE