top of page

“Beneficiários devem ficar atentos aos tipos de aposentadoria”, diz Técnico do INSS


Na manhã desta terça-feira, dia 22, o Programa “Cultura Notícias” apresentou o quadro “INSS e Você”. O Técnico do Instituto Nacional de Seguridade Social Márcio Cardoso Lima falou sobre as mudanças de regras de aposentadoria.


No começo o técnico do INSS foi questionado falou sobre a regra de aposentadoria por idade urbana. Para Márcio, após algumas alterações, todos os beneficiários devem ficar atentos. “Segundo as regras já vigentes, existe um cálculo entre o tempo de serviço e a idade. Caso o pessoal alcance uma média estipulada pelo Instituto, é possível se garantir a aposentadoria. Lembrando que existem idades para homem e para mulher”, detalhou.


Outro ponto explicado por Márcio foi sobre o fator previdenciário. Isto é o que vai definir sobre quem poderá ter direito a aposentadoria. “Os beneficiários devem ficar atentos aos tipos de aposentadoria, pois muita gente pode acabar perdendo o que poderia ter direito na aposentadoria”, recordou.


Márcio Cardos Lima também disse que existem regras diferenciadas de aposentadoria para pessoas com deficiência. “Neste caso o cálculo é feito especificamente para esse público. Lembrando que tudo deve ser feito via 135, no Meu INSS ou pelo aplicativo. Além disto é possível também entrar em contato em uma das agências do INSS”, afirmou.




Por Rozendo Aragão

Redação C8

Fotos: Rozendo Aragão

bottom of page