
Palco de jogos, apresentações musicais, o estádio Lourival Baptista completa 54 anos como espaço esportivo de referência no estado. Neste domingo, 9, o governador Fábio Mitidieri comandou as comemorações com jogos comemorativos, premiação e homenagem aos times e atletas que já jogaram no Batistão e que fazem parte da história do estádio.
As atletas do Estanciando, único time que representou o estado no Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino, na Série A3, e o time da Ordem dos Advogados Brasileiros (OAB), seccional Sergipe, abriram as comemorações com uma partida. Seguidas pelos ex-atletas do futebol sergipano da capital e do interior. “Com muita alegria, parabenizo o Estádio do Batistão pelos seus 54 anos de existência. Esse local há décadas testemunha partidas emocionantes e onde sonhos foram realizados e adversidades foram superadas, mostrando a paixão pelo esporte que pulsa em nosso estado", afirmou o governador.
Fábio destacou a atuação de atletas e cronistas esportivos, os quais contribuíram para o fortalecimento do esporte local. "Foi graças a vocês que essa história ganhou vida e brilho. Vocês moldaram e construíram a essência do verdadeiro sentimento do esporte sergipano, trazendo alegria aos corações de todos. O esporte é uma jornada de altos e baixos, de vitórias e algumas derrotas. Porém, é por meio dele que aprendemos lições de disciplina, de superação e nos tornamos seres humanos melhores".
Incentivo ao esporte
Para incentivar o esporte sergipano, o governo do Estado lançou, na última semana, o programa “Sergipe no Pódio” tem como objetivo incentivar o esporte de alto rendimento. Ele direciona atletas e técnicos a ter segurança de suas participações no alto nível das competições. Assim, as federações olímpicas podem indicar os seus melhores e principais atletas, para receberem passagens aéreas, representando o Estado em competições nacionais e internacionais. Para isso, o governo disponibilizará R$ 10.000,00 (dez mil reais) anualmente por federação. "Acredito na valorização do esporte sergipano como um instrumento de transformação social e educacional. Tenho plena convicção de que, por meio do esporte, formaremos grandes cidadãos, inspirando a disciplina, o trabalho em equipe e promovendo valores essenciais para o desenvolvimento de nossa sociedade", ressaltou Fábio.
Representando a secretária de Estado do Esporte e Lazer (Seel), Mariana Dantas, o secretário Executivo e ex-atleta, Washington Coração Valente, saudou todos os presentes, expressando sua imensa alegria em comemorar os 54 anos repletos de história do Batistão. “Ao longo desse anos de história do nosso querido estádio, houve vitórias e derrotas, mas faz parte da jornada esportiva. E hoje, pude realizar um de meus sonhos ao representar e valorizar os jovens atletas, buscando proporcionar mais oportunidades para que eles possam competir cada vez mais".
Homenageados
O ex-atleta do Sergipe e do Itabaiana, Edmilson do Santos falou sobre a história esportiva. “Vivemos momentos fantásticos que ficarão eternamente em nossas memórias. O Estádio Lourival Batista sempre foi um dos melhores do Brasil, e tê-lo aqui em nosso estado é um símbolo do potencial de crescimento de Sergipe. Desejo que o nosso amado Batistão, esse grande monumento sergipano, continue a ser tratado com carinho e preservado. Ele representa nossa história esportiva e é um marco importante para todos nós”.
Locutor e narrador esportivo, Carlos Magalhães, agradeceu a homenagem e compartilhou memórias vividas no estádio Batistão. “Estou muito feliz de estar aqui presente, ao lado da minha família e das minhas filhas, celebrando os 54 anos do Batistão. Quando ele foi construído, se tornou uma referência nacional por causa de sua modernidade. Era uma obra maravilhosa desde então. Quero dizer também que o esporte possui uma ligação profunda com a comunidade sergipana, e gostaria de expressar meu agradecimento ao nosso jovem governador Fábio, que é um entusiasta e valoriza nosso esporte”.
Foto e fonte: ASN