top of page

“As mulheres são verdadeiras heroínas para incentivar homens a procurar o médico”, diz urologista


Foi entrevistado nesta quarta feira no Programa “Cultura Noticias” o Médico Urologista Dr. André Yoichi. Ele falou sobre os cuidados com a saúde do homem dentro do “Novembro Azul”, especialmente ao exame de próstata.


O Instituto Nacional de Câncer (INCA) divulgou as probabilidades de novos casos de câncer no pais e em Sergipe. “em média poderemos ter 71 mil novos casos por anos no Brasil. No nosso estado esse crescimento não é diferente. Isso ocorre graças a falta de cuidados do homem que, quando descobrem, já fica mais difícil de se combater o problema”, explicou.


De acordo com Dr. André, se fala em medicina na questão de prevenção, mas quando isso nao é possível pelo menos um diagnóstico precoce. “Infelizmente ate hoje temos resistência de homens para procurar os cuidados médicos. Hoje mais de 50 por cento das consultas destes homens a um urologistas são consultas agendadas por uma mulher, seja esposa ou filhas que as vezes até acompanham e é como se fosse uma obrigação para o cuidado. É um ponto que devemos sim parabenizar as mulheres, pois elas são verdadeiras heroínas para incentivar homens a procurar o medico”, destacou.


Dentre as dificuldades naturais que já existe como tempo, conseguir o serviço tem a questão do homem se recusar. “A ida do homem ao medico deveria existir, do mesmo jeito que a mulher já vai ao ginecologista, de forma natural. Quando as mães as levam saindo da infância entrando na puberdade. Neste caso o homem adolescente já devia ir ao urologista, a fim de ter um acompanhamento”, detalhou.


Segundo o médico, o homem deve se preocupar ainda mais com a saúde da próstata a partir dos 50 e aqueles que tem algum problema na família ou obesidade tem que ir aos 45. “O câncer de próstata na fase inicial geralmente não aparece nenhum sintomas, por isso a necessidade de exame de sangue para avaliar o PSA, Ultrassom e se necessário o exame de toque retal. A partir daí se necessários outros exames para checar se há alguma células cancerígenas”, pontuou.


O especialista explicou que a próstata é um órgão que nunca para de crescer no homem. “Com a longevidade dele é preciso de cuidados para evitar os problemas normais advindas da hiperplasia benigna da próstata que são doenças diferenças que acontece na próstata em si. No caso do câncer de próstata diagnosticado na fase inicial tem a chance de cura de 90 por cento dos casos, mais para isso acontecer, é necessário a conscientização dos homens de fazerem a prevenção”, observou Dr. André Yoichi.


Para o médico, atualmente existe o estudo genético, ajudando muito na medicina, No entanto, é preciso que o homem tem os seus cuidados adicionais. “É preciso ter também alimentação balanceada e atividades físicas, como caminhar, ir a academia ou ate mesmo andar de bicicleta. E aqui faço uma explicação. Nenhuma atividade física, dentre eles andar de bicicleta, prejudica a próstata. Portanto, com os devidos cuidados é fundamental se movimentar”, descreveu.


É importante que o homem procure o médico antes de sentir algum sintoma, pois geralmente após algum sintomas é sinal de que a doença já está bem avançado. “Apesar da maioria dos homens terem na faixa de 50 anos, já podemos perceber homens mais jovens procurando orientações médicas. Isso é importante pois o urologista não é só médico que cuida da próstata mais sim da saúde do homem como todo”, advertiu.




Por Ceiça Dias

Redação C8

Foto: Cultura TV/divulgação

bottom of page