
Na manhã desta quinta-feira, dia 16, a Arquidiocese de Aracaju divulgou para a imprensa a temática da Campanha da Fraternidade 2023. O ato aconteceu na Cúria Metropolitana e contou com a presença do Arcebispo de Aracaju, Dom João José Costa, do Assistente Eclesiástico da Equipe de Campanhas, Padre Jadilson Andrade, e demais representantes de Pastorais Sociais.
O tema deste ano da Campanha é “Fraternidade e Fome”. O lema é “Dai-lhes Vós mesmos de comer” (Mateus 14,16). “Esta é uma temática que está muito próxima de nós. A Igreja no Brasil em outros momentos já debateu esse assunto. E agora é hora de dar mais emprenho a essa situação que aflige milhões de brasileiros”, comentou Dom João.
Esta é a terceira vez que a Campanha da Fraternidade fala da fome. AS outras vezes foram em 1975 e 1985. “O Nosso intuito é que a Campanha não fique apenas no período da quaresma, mas que o ano todo possa ser debatido e discutido com toda a Igreja e a Sociedade”, lembrou Marcos Alberto, Coordenador de Equipes de Campanha da Arquidiocese de Aracaju.
O Padre Jadilson explicou que o trabalho será realizado nas paróquias da Arquidiocese, tanto de partilha da temática da campanha, como também na arrecadação de alimentos. “Sabemos que muitas comunidades paroquiais já realizam sopa dos pobres ou distribuição de alimentos. A intenção é reforçar mais ainda esse trabalho e que todos possam se empenhar ainda mais”, explicou o religioso.
A Campanha da Fraternidade será lançada oficialmente na Quarta-Feira de Cinzas, dia 22 de fevereiro. O ato será com a Missa na paróquia de São José, na Praça Tobias Barreto, a partir das 17 horas.
Por Rozendo Aragão
Redação C8
Foto: Carlos Barbosa