Aracaju realiza “Dia D” contra influenza, sarampo e covid-19


No próximo sábado, dia 30, a Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju realizará o “Dia D” contra a Influenza, o Sarampo e a covid-19. O funcionamento das unidades será das 8 da manhã às 4 da tarde.


Segundo a gestão de saúde de Aracaju, alguns grupos prioritários precisam se imunizar o quanto antes. Atualmente, a capital tem apenas 30,25% da meta de idosos vacinados contra Influenza e 1,74% dos profissionais de saúde que estão com o cartão de vacina regular.


Para atender as crianças de 6 meses a 5 anos, os profissionais de saúde e idosos, haverá os pontos de vacinação no Aracaju Parque Shopping, Shopping Riomar e Shopping Jardins. Além disto, 24 Unidades Básicas de Saúde estarão abertas para atender a população.


A Secretária de Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, disse que o trabalho do sábado busca organizar melhor o fluxo. “Estamos no empenhando para garantir que toda população tenha facilidade no acesso às vacinas. Para isso selecionamos três UBSs por região da cidade”, afirmou.


As unidades que vão aplicar as doses no “Dia D” são Augusto Franco, Niceu Dantas, João Bezerra, Roberto Paixão, Celso Daniel, Geraldo Magela, Hugo Gurgel, Ávila Nabuco, Marx de Carvalho, Joaldo Barbosa, Manoel de Souza, Edézio Vieira de Melo, Osvaldo de Souza, Amélia Leite, Cândida Alves, Francisco Fonseca, Carlos Fernandes, Eunice Barbosa, João Cardoso, José Machado, Renato Mazze Luca, José Calumby, Onésimo Pinto e Carlos Hardman.


As vacinas contra Influenza podem ser aplicadas nas crianças de 6 meses a 5 anos, idosos com 6 anos ou mais e profissionais de saúde. É preciso apresentar o cartão de vacinação, documento com foto e comprovante de residência. A meta de vacinação de idosos é de 82.141. Até o momento foram imunizados apenas 24.853.


No caso do combate ao sarampo, as doses estarão disponíveis para crianças de 6 meses a 5 anos e para profissionais de saúde com esquema vacinal incompleto. Apenas 502 profissionais de saúde completaram a vacinação contra a doença.


Já a dose contra covid-19 também estará disponível para quem for receber a primeira ou segunda dose ou então a primeira dose de reforço. Apenas os idosos acima de 60 anos que irão receber a quarta dose (segunda de reforço) do imunizante.



Portal C8 Notícias

Foto: Ascom SMS