Aracaju inicia projeto piloto de monitoramento no Terminal do Mercado


O novo Terminal do Mercado, inaugurado em 15 de março, irá abrigar um projeto piloto da Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania. Para isso, a Prefeitura de Aracaju instalou 40 câmeras de segurança que auxiliarão nos trabalhos de segurança, melhorando o tempo-resposta das equipes da Guarda Municipal (GMA).


O local foi escolhido por ter uma estrutura que comporta esses equipamentos. O projeto piloto vai reforçar o videomonitoramento realizado em outros espaços públicos da cidade. “O uso da tecnologia nos dá um alcance maior, coloca olhos em todos os equipamentos da rede municipal para que, remotamente, aperfeiçoemos o nosso tempo-resposta. Neste sentido, a Prefeitura tem investido amplamente no uso da tecnologia como ferramenta de auxílio às ações já executamos, mas que, com a ajuda de máquinas, são potencializadas”, explicou o Secretário Municipal da Defesa Social e Cidadania, Major Silvio Prado.


Foram instaladas 40 câmeras, elas se somam às 3.380 câmeras já instaladas e em pleno funcionamento, em 254 prédios do Município, como unidades e escolas municipais, e alguns logradouros públicos. “Essas câmeras têm reduzido em mais de 90% o número de furtos porque conseguimos acionar remotamente quando verificadas situações suspeitas em alguma das edificações. Os outros 10% a GMA consegue fazer a prisão em flagrante. Então, o número de furtos, nessas unidades, chega a zero”, afirmou o Secretário.


O projeto piloto resguarda toda a área do terminal, de pouco mais de 6 mil metros quadrados. As câmeras vão monitorar as cinco plataformas de embarque e desembarque, os guichês e catracas e de acesso e saída, as entradas dos banheiros, o bicicletário, entrada de vestiários, além do depósito e do estacionamento.


Para o Diretor-Geral da GMA, Subinspetor Fernando Mendonça, o monitoramento no terminal é realizado 24 horas por dia. Assim, havendo alguma ocorrência, os guardas podem visualizar, tanto no Centro de Controle Operacional, como através dos tablets instalados em 18 viaturas. “No primeiro momento, faremos a análise no Terminal do Mercado para que possamos avaliar, melhorar o serviço que já vem sendo feito e, assim que aprimorado, possamos passar para os outros terminais”, pontuou.



Portal C8 Notícias

Foto: André Moreira/PMA