Aracaju inicia aplicação da dose reforço contra Covid-19 para pessoas de rua


A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) iniciou nesta quarta-feira, 8, a aplicação da segunda dose contra a covid-19 das pessoas em situação de rua. Desde quando iniciou a imunização desse público, no mês de junho, o Município já vacinou 478 pessoas, com a primeira dose ou dose única.



A vacinação itinerante é realizada pelas equipes do Consultório na Rua, em territórios já acompanhados pelo serviço, mas também através da busca ativa por essas pessoas. Cerca de 20 doses estão previstas para serem aplicadas nesse primeiro dia de aplicação com a dose de reforço, a D2.


“Como o município ainda não havia recebido imunizantes com dose única, quando iniciamos a campanha no mês de junho, uma parte dessa população em situação de rua foi imunizada com a AstraZeneca. Registramos os dados das pessoas vacinadas, e hoje, após três meses, estamos retornando a esses territórios para que possamos fazer a busca ativa e completar o ciclo vacinal dessas pessoas”, explica a coordenadora do Consultório na Rua da SMS, Jayane Trindade.


Entre os locais para busca ativa dessa população, a equipe do Consultório na Rua deve visitar espaços nos bairros: Centro, Industrial, Santos Dumont, Bugio, Medici, Siqueira Campos, Santa Maria e Coroa do Meio.

Ainda estão incluídos no cronograma áreas da Rodoviária Nova e Mercado Central, ocupações Dandara e Babilônia, localizadas no Centro da cidade, além dos abrigos institucionais Freitas Brandão, Casa de Passagem do Migrante e Abrigo Acolher.


Fonte: AAN