Aracaju aplica quarta dose para idosos que vivem em asilos


A Saúde de Aracaju deu inicio nesta terça-feira, dia 29, a vacinação da quarta dose contra a covid-19 para os idosos que vivem em instituições de convivência, os conhecidos asilos. No primeiro dia, 3 estabelecimentos foram visitados por equipes da secretaria.


O resultado desta terça foram 69 idosos imunizados com a segunda dose de reforço. O Asilo Rio Branco, o Solar da Vovó e Meu Aconchego Residência para Idosos foram às instituições visitadas. Até o dia 07 de abril, outros pontos de acolhimento da turma da terceira idade deverão receber os imunizantes.


De acordo com a Coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Aline Monteiro, a previsão é de vacinar com a quarta dose cerca de 200 idosos. Todos já devem ter cerca de 4 meses passados após a última aplicação. “Montamos a mesma logística da aplicação das doses anteriores nos idosos residentes dessas instituições de longa permanência. Os lares enviaram o quantitativo de idosos aptos a receber o reforço, e agendamos previamente a ida das equipes para realizar a vacinação. Caso haja idosos que ainda não tenham completado o intervalo necessário, a instituição deve sinalizar para que, no prazo correto, possamos agendar a ida da equipe para completar a imunização deles”, comentou.


Os idosos que fazem parte da população geral e estão inseridos nessa primeira etapa, têm acesso à quarta dose em todas as 45 Unidades Básicas de Saúde, no horário das 8h às 16h, bem como nos shoppings Jardins, Riomar e Aracaju Parque, das 8h às 17h. O drive-thru, montado no Parque da Sementeira, também aplica a quarta dose, no horário das 8h às 13h. É preciso apresentar documento de identificação com foto e CPF e cartão de vacinação. Idosos vacinados anteriormente fora da capital, além desses documentos devem comprovar residência em Aracaju.


Já os idosos acamados vão receber a quarta dose em suas residências. A aplicação vai acontecer conforme agendamento prévio de cada Unidade Básica de Saúde onde o usuário está vinculado.



Portal C8 Notícias

Foto: SMS