
Projeto de Lei de autoria do vereador Sávio Neto de Vardo (PSC), que institui o Transporte Social Especial para portadores do espectro autista e da síndrome de down foi aprovado, por unanimidade, hoje (12) pelos parlamentares na Câmara Municipal.
O PL nº 108 de 2021, aprovado em primeira votação, estabelece que a prefeitura disponibilize, como já realizado com outros grupos prioritários, um transporte gratuito para cidadãos aracajuanos portadores do espectro autista ou da síndrome de down para se deslocarem aos espaços de tratamento, como consultas médicas, exames e outros.
O autor do Projeto, vereador Sávio, em defesa da matéria, destacou os benefícios para os atendidos e suas famílias. “A gente sabe da dificuldade que o pessoal tem na utilização do transporte público. Então, nós vamos garantir que um transporte possa buscá-los e deixá-los em casa, sem transtornos e mais comodidade para eles e aqueles que os acompanham. Por isso, esse Projeto é de fundamental importância para as dezenas de assistidos”, defende.
Sávio lembrou ainda que o tipo de assistência já é realizado com pessoas idosas e outros grupos. “O que nós queremos é incluir autistas e portadores da síndrome de down neste serviço. Eles, como sabemos, precisam dessa atenção especial por parte do Poder Público, algo que é garantido pela Constituição”, reforça o vereador.
A Câmara aprovou, em unanimidade. Diversos parlamentares falaram da grandiosidade do PL. “Sávio, quando o senhor traz para essa Casa uma propositura dessa envergadura, a gente fica feliz. Hoje, a gente vê a Casa do povo com um olhar para a melhoria da qualidade de vida desta população que nos fez chegar até aqui. Muito nos honra estar como vereador e ter o senhor como colega”, congratulou o vereador Byron, que também se destaca como defensor da causa.
Já o vereador Pastor Diego falou da “grande atitude do vereador Sávio” em apresentar um Projeto com esse objetivo. “São Projetos que trazem melhorias para o povo de Aracaju. Este, é de uma grande assertividade, porque nós sabemos as demandas em relação ao autismo, as crianças com síndrome de down, como já debatemos em audiência nesta Casa, são dificuldades extremas por terem que enfrentar o transporte público lotado para realizar seus tratamentos. Parabéns, Sávio", finalizou o vereador.
O autor do Projeto destacou ainda que cobrará urgência na aprovação em Redação Final, bem como sua sanção. “Como já vimos, essa é uma ação que vai além das nossas mãos. Com ela, nós poderemos beneficiar dezenas de pessoas. Então, não podemos esperar. Assim que aprovado aqui na Câmara, vou cobrar a sanção por parte do Executivo e verificar de perto o andamento do Transporte Social”, reafirma o vereador Sávio.
Subscreveram o Projeto os vereadores Byron e Cícero do Santa Maria.
Por Marcos Simões
Assessoria de imprensa do parlamentar