top of page

Apoio à Catedral reúne Deputados e Vereadores de Aracaju


O Administrador Apostólico da Arquidiocese de Aracaju, Dom Vitor Agnaldo de Menezes recebeu na manhã desta sexta-feira, dia 1º, Deputados Federais de Sergipe e Vereadores da Bancada Católica da Câmara de Aracaju. O objetivo do encontro foi buscar apoio dos representantes políticos para a finalização das obras de restauração da Catedral Metropolitana.


Entre os Deputados Federais presentes, estava Gustinho Ribeiro. Para ele, é fundamental o apoio de todos para que a reforma da Catedral seja concluída. “Sou de Lagarto, mas vivi minha infância aqui em Aracaju. Era comum, quando garoto, ir de bicicleta do São José até a Catedral. Depois cresci, me mudei para o inteior, mas ainda vinha aqui. Como católico que sou vou, junto aos demais colegas apoiar no que for possível para que verbas sejam destinadas por meio de nosso mandato”, lembrou.


A Deputada Yandra Moura disse que a Catedral é especial para o Estado de Sergipe. “Não só para mim, que professo a Fé Católica, mas para toda a sociedade. A Catedral é de todo o povo aracajuano e de Sergipe. Também vamos empenhar nosso trabalho em Brasília para atrair verbas para esse importante feito”, destacou.


Ícaro de Valmir também afirmou que seu trabalho será em busca de levar a ajuda necessária para a conclusão de obras do maior templo católico do estado. “Também como católico assíduo, temo meu compromisso com o povo sergipano e trazer recursos para que nossa Catedral volte a funcionar com empenho. De nossa parte faremos o que estiver no nosso alcance para isso”, afirmou.


A Vereadora Sheyla Galba também se fez presente e lembrou que os parlamentares da capital também poderão fazer destinações de verba para conclusão da obra. “É um desejo, não só de nós católicos, mas também de toda a cidade de Aracaju em ter a nossa bela Catedral. Será uma grata satisfação em ajudar nessa luta”, descreveu.


O Vereador Fabiano Oliveira também lembrou que a Catedral não é apenas um ponto para reunir fieis. “Desde sempre Aracaju teve a Catedral Metropolitana como um dos marcos de nossa Aracaju. Para o turismo religioso e o turismo geral será um grande ganho. Quando conhecemos outras cidades, buscamos a culinária, a cultura e, no nosso caso, pontos de religiosidade. E aqui não pode ser diferente. É fundamental o esforço de todos para que a nossa Catedral volte a funcionar”, descreveu.


Já o Vereador Cícero do Santa Maria disse que também estará em busca de apoio para que a Catedral volte a funcionar. “Nosso maior templo católico e também patrimônio da cidade não pode mais ficar fechado. É preciso de empenho de cada um dos parlamentares. Agora é hora de ouvir as demandas da Arquidiocese e ir em busca”, afirmou.


As obras de reforma da Catedral tiveram inicio em 2015 e foram divididas por etapas. Após o inicio, o contrato com a empresa foi rescindido. Das quatro fases, duas já estão prontas e a terceira em andamento. Entre os serviços estão a parte da nave superior e suas pinturas de teto e serviço de restauração da capela mor. “Esta última fase deve ser concluída agora em outubro. Mas para finalizar a quarta e última fase é preciso investimento de R$ 5 milhões”, comentou a Arquiteta Marta Maria Silva Chagas.


Para o Administrador Apostólico, o encontro foi bem proveitoso e serviu para que os parlamentares pudessem dar o apoio necessário para o serviço. “Lembro aqui que a Catedral não é apenas do povo católico. Desde 1985 ela é tombada pelo patrimônio histórico de Sergipe e, por isso, é de cada sergipano. Agora é continuar na conversa com mais representantes do parlamento para que nos ajude a concluir as obras da Catedral em um tempo mais breve possível”, explicou.




Por Rozendo Aragão

Redação C8

Fotos: Gilton Rosas

bottom of page