top of page

Alunos de Umbaúba representam Sergipe em evento nacional


Os alunos do Colégio Estadual Anfilófio Fernandes, localizado em Umbaúba, viajaram para Minas Gerais durante a noite do domingo, 22, para participarem da 11ª Feira dos Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas (Febrat). Com o projeto ‘Fibra de Cocos Nucifera: uma alternativa sustentável na produção em tijolo de solocimento’, os alunos do Ensino Médio irão apresentar os resultados desse ciclo de produção nos próximos dias 24 e 25.


A ideia da temática surgiu durante a aula de Biologia, a partir da produção de um tijolo sustentável de compósito de solocimento, reforçado com fibra de coco destinada à construção civil. A alternativa sustentável despertou o interesse dos alunos, e as atividades experimentais foram realizadas no laboratório de Ciências do colégio.


O professor de Biologia do Colégio Estadual Anfilófio Fernandes, Makel Bruno, que é orientador dos alunos, fala sobre o orgulho de ver a evolução do projeto. “Está sendo uma experiência única possibilitar aos alunos essa viagem. Isso é enriquecedor. O nosso projeto está sendo desenvolvido a todo momento em equipe, com a colaboração entre os alunos. Assim, cada um de nós demonstra habilidades únicas e perspectivas diferentes para esse projeto, o que desenvolve ainda mais a nossa jornada científica. Estamos com muita expectativa e confiantes para a apresentação do projeto na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), além do resultado final”, detalha.


O estudante Yan Kayk comenta sobre como está sendo a experiência da viagem. “Estou tendo a oportunidade de conhecer pessoas de outros estados e apreciar a arquitetura e a beleza de Minas Gerais, que está criando um ambiente muito interessante. Durante a manhã do dia 23, participei de uma palestra sobre ciência, curiosa e criativa, que agregou muito e trouxe ideias que eu vou aplicar nos dias da apresentação do projeto”, acrescenta.


A aluna Shaiana Lima demonstra a satisfação de participar do projeto. "Foi uma honra representar na 11ª Febrat o meu colégio e o estado. Hoje fomos à UFMG para participar da palestra. Foi impecável, está sendo uma experiência inesquecível”, destaca.


O coorientador do projeto e ex-aluno do Colégio Estadual Anfilófio Fernandes, Alisson Souza, comemora o sucesso de mais uma ação voltada para a Biologia. “Eu vejo a ciência e a pesquisa como válvulas de escape, uma vez que uma oportunidade como essa de estar em Belo Horizonte com os alunos simboliza uma grande conquista e elevação do potencial da escola pública. A participação dos alunos na Febrat oportuniza o protagonismo, na qual a ciência e tecnologia estão associadas a todos os componentes curriculares e no desenvolvimento crítico do aluno, e essas experiências vivenciadas em Belo Horizonte promovem a expansão do conhecimento”, enfatiza.




Foto e fonte: ASN

bottom of page