
O Programa “Cultura Notícias” apresenta a cada 15 dias às segundas-feiras o quadro “Questão Previdenciária”. Neste dia 26 o Advogado Bruno Mendonça falou sobre um dos assuntos que mais chama a atenção e gera dúvidas dos ouvintes: o crédito consignado.
Para o especialista, as pessoas, principalmente aposentados, devem tomar os devidos cuidados, pois existem empresas financeiras que podem fazer o empréstimo sem que o cliente perceba. “Muita gente, em especial os idosos que não acessam o saldo ou extrato, podem reclamar o motivo do salario chegar menor. Isso pode acontecer por descontos, que começam pequenos e podem aumentar. É preciso ficar vigilante com relação a esse fato”, destacou.

Bruno Mendonça lembra que muitos aposentados e pensionistas podem ver uma certa vantagem em dinheiro, mas em seguida vem o prejuízo, pois o valor do empréstimo vem acompanhado de juros que não são baixos. “Portanto todas as pessoas precisam ficar atentos, pois é possível que a empresa bancaria coloque o valor e o aposentado já faça o saque, pensando que foi um beneficio a mais, quando na verdade pode ser o empréstimo. Mas é importante que as instituições expliquem detalhadamente isso”, advertiu.
O advogado também disse que os bancos não podem exigir que os clientes tenham uma conta corrente, sendo o saque feito por um cartão beneficio do INSS. “Neste caso, a conta é apenas de benefícios, onde o banco jamais pode fazer saques sem conhecimento da pessoa. Já em casos de conta corrente, o banco poderá fazer o saque da taxa de manutenção, e mesmo assim o aposentado deve ser informado”, afirmou.
Por Rozendo Aragão
Redação C8
Foto: Redes Sociais/divulgação