top of page

Advogada orienta idosos sobre benefícios junto ao INSS


Verônica Andrade advogada especialista em Direito Previdenciário foi a entrevistada do Programa “Cultura Noticias” desta quarta-feira, dia 29. Ela chamou a atenção dos benefícios que os aposentados têm e que muitos não sabem dos seus direitos.


Durante a entrevista, a advogada lembrou-se dos dois tipos de benefícios que a pessoa idosa tem, a depender da situação. Elas são a aposentadoria convencional e o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Enquanto o pagamento da aposentadoria tem direito ao décimo terceiro, o BPC não tem. “Outra diferença é que o beneficio é composto de apenas um salário-mínimo, diferente do pagamento da aposentadoria convencional, que pode ultrapassar isso, além do direito ao décimo terceiro”, explicou.


Já em relação a muitos assuntos particulares, o correto é buscar um profissional da advocacia, especializado na questão previdenciária para buscar direitos. Para a advogada, muitos idosos em especial vão para as agências do INSS, às vezes em cidades distantes e acabam não resolvendo e se conformando com aquilo que o servidor diz. “A depender da complexidade do assunto, isso pode às vezes nem ajudar ao beneficiário. Por isso é importante sempre ter um advogado do direito previdenciário por perto”, destacou.


Durante o programa, uma ouvinte questionou sobre atenção para o caso da prova de vida atual , utilizado pelo INSS, se esse sistema voltaria a ser como era antes. Segundo Verônica esse novo modelo usado pela instituição é devido a uma modernização do Instituto, que deverá fazer a prova de vida automaticamente. “Essa comprovação deverá ser por conta da movimentação do CPF, conta bancária dentre outros”, lembrou Verônica.


Devido ao aplicativo Meu INSS, muitos atendimentos deixaram de ser pessoais. Por isso é fundamental que alguém possa auxiliar a quem não tem muita habilidade com internet para acessar. Ou então, ligar para 135 e agendar atendimentos pessoais antes de ir pessoalmente a uma unidade do INSS. “É o que deve ser feito antes de procurar uma agência, pois muitos serviços poderão ser feitos por telefone, no 135, ou solicitados pelo próprio aplicativo” concluiu.



Por Ceiça Dias

Redação C8

Foto: Rozendo Aragão

bottom of page