
Todas as quintas-feiras o Programa “Cultura Notícias” apresenta o quadro “O Direito é Seu”. Neste dia 15 de junho, a Advogada Danielle Batista falou sobre inventário, um dos assuntos que provoca dúvidas em várias pessoas que tem parentes falecidos e desejam saber a quem de direito vai a herança.
A especialista começou explicando sobre a importância do inventário. “Este ato é a passagem dos bens dos falecidos para os herdeiros. Isso pode ser moveis ou imóveis. Também pode ser a parte financeira. Lembrando que as dividas deixadas também fazem parte do inventário”, alertou.

A advogada falou também dos procedimentos para a partilha dos bens. “Não é apenas da vontade do casal de idosos, por exemplo, de passar os bens sem uma coisa para testemunhar. É necessário o procedimento judicial, a fim de identificar os possíveis herdeiros. Só depois disso é que pode acontecer a partilha”, afirmou.
Uma pergunta que chegou via Whatsapp, do ouvinte Wilson do Ponto Novo, foi sobre a questão do inventário de filho único. Neste caso, mesmo o casal tendo somente um herdeiro, é preciso ter alguns cuidados. “Naturalmente é preciso passar num cartório e fazer a passagem dos bens para o filho ou filha única. Mas essa pessoa deve ficar atenta, pois se, em um caso hipotético, haver uma separação com a parceira ou parceiro atual, parte da herança ficará para quem está se separando. É preciso fazer um comunicado para deixar isso bem claro”, advertiu Dra. Danielle Batista.
Por Rozendo Aragão
RedaçãoC8
Fotos: Rozendo Aragão