top of page

Adriano Bandeira é homenageado no “Gente de Sucesso”


Na última sexta-feira de cada mês a Cultura FM realiza o quadro “Gente de Sucesso”. A atração busca homenagear pessoas que fazem a diferença na sociedade, em diferentes áreas. E neste mês de outubro o destaque foi para o policial civil e Presidente da Confederação Brasileira dos Policiais Civis (Cobrapol), Adriano Bandeira.


Ele nasceu em Aracaju no dia 20 de janeiro de 1981. É agente de polícia judiciária de classe especial, graduado em ciências contábeis e em direito, pós-graduado em gestão tributária e planejamento fiscal. Atuou como professor de pós-graduação em políticas públicas em segurança pública. Há 18 anos faz parte dos quadros da polícia civil do estado de Sergipe.


Adriano atuou em atividades cartorárias, investigativas e administrativas, passando por delegacias plantonistas, metropolitanas e especializadas. Ele foi vice-diretor da Academia de Polícia Civil e também coordenou equipe de investigações e operações vinculadas à Secretaria da Segurança Pública do Estado de Sergipe e ao Centro de Operações Policiais Especiais, o COPE.


No âmbito administrativo atuou como diretor de transportes da SSP. Também esteve à frente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Sergipe, Sinpol, onde foi presidente entre os anos 2019 e 2022. Em 2020 foi candidato a Vereador de Aracaju, alcançando 1551 votos. Atualmente, ele é o Presidente da Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis, entidade máxima de representação dos policiais civis no país, com sede em Brasília, na gestão do quadriênio 2022 a 2026. É o primeiro nordestino a assumir o cargo.


Durante a atração, foram exibidos áudios de pessoas conhecidas, falando da pessoa Adriano Bandeira. Entre eles o colega Leonardo Mota. “Sou colega e amigo dele. Quem o conhece não tem dificuldades para descreve-lo. Tem uma capacidade impar de liderança. Possui espirito de grupo e sabe lidar com as coisas do dia a dia. Tem erros como qualquer ser humano, mas é uma grande pessoa de um coração bom”, pontuou.


Outra pessoa que descreve Adriano é o Jornalista e Radialista Jairo Júnior. “Conheci o grande amigo quando namorava uma garota que era vizinha dele. O tempo passou, terminei o namoro e nunca mais fui à região onde ele morava, no Conjunto dos Motoristas. Até que no trabalho do dia a dia voltei a ver ele, já como agente da Polícia Civil. Dai começamos a fazer o programa de rádio do Sinpol. E dai nossa amizade sempre aumentou. Torço muito por ti”, afirmou.


Colegas policiais de outros estados também participaram da homenagem. “O Adriano tem esse espírito de grupo e é fundamental para nossa luta. Que Deus te ilumine e te dê força na caminhada que é nossa. Tu és merecedor de todas as homenagens”, lembrou Aline Risi da Polícia Civil de Minas Gerais.


A Deputada Federal Delegada Katarina Feitosa também lembrou da importância de Adriano bandeira na luta dos policiais civis. “É um orgulho ter ele como um colega de farda. E agora à frente de uma instituição nacional com o a Cobrapol, sendo o primeiro negro, nordestino e sergipana atuar neste cargo. Sou feliz de estar aqui prestando essa homenagem a um irmão que a Polícia Civil me deu”, opinou.


A mãe de Adriano Bandeira, Dona Bernadete, destacou a importância do filho na família. “Ele é um filho amoroso, carinhoso, irmão maravilhoso, muito reprovável por aquilo que assume. Também é um grande amigo de todos. Conte comigo em todos os momentos”, afirmou.


O Diretor-Executivo da Rede Cultura de Comunicação, Padre Marcelo Conceição, lembrou da pessoa do homenageado. “Adriano Bandeira é Gente de Sucesso pois tem uma vida de luta pelos seus ideias e junto à categoria que atua. Que Deus o ilumine e muito grato por ter aceitado o convite”, comentou.


Ao final e bem emocionado, Adriano bandeira agradeceu a todos pela homenagem e dedicou a placa de homenagem a toda categoria dos Policiais Civis do Brasil. “Se estou na Confederação Brasileira dos Policiais Civis é por conta de cada um de vocês. Por isso dedico esta homenagem a todos que fazem parte da família da Polícia Civil do Brasil. E que cada dia mais tenhamos a luta do dia a dia”, finalizou.




Por Rozendo Aragão

Redação C8

Fotos: Rozendo Aragão/Cleber Silva

bottom of page