
O Programa “Cultura Notícias” desta segunda-feira, dia 03 de julho, apresentou o quadro quinzenal “Mercado de Trabalho”. A Administradora de Recursos Humanos Tayane Menezes falou sobre a importância do estágio na formação profissional.
Ela abordou a lei do estágio nº 11.788. ‘A norma define que, para estagiar, é necessário que a pessoa esteja estudando ensino médio, técnico ou superior , como também os estudantes do Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Geralmente esses estágios são remunerados e o valor da bolsa vai depender, pois ele não é estipulado por lei, vai depender de acordo com o que o mercado pratica, até por que o objetivo é o aprendizado”, comentou

Segundo Tayane o objetivo do estágio é a inclusão dos jovens no mercado de trabalho, até por que muitos destes estudantes nunca tiveram uma experiência. Sendo assim o meio de desenvolver o seu talento através dessa oportunidade e ainda poderá ser efetivado na empresa após o término do estágio ou até antes mesmo caso o empregador tenha gostado do desempenho do estudante”, lembrou.
A carga horária de estágio é obrigatório nos cursos técnicos e superiores. “O período de entrosamento com a empresa acaba sendo uma extensão das atividades. A diferença é que é o mercado de trabalho propriamente dito, que acaba sendo fundamental para empresa e mais ainda para o estagiário”, concluiu.
Por Ceiça Dias
Redação C8
Foto: Rozendo Aragão