Adema resgata animais na capital e no interior


As equipes de resgate de animais silvestres da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) tiveram muito trabalho em diversos pontos de Sergipe. O foco foi realizar o resgate de diversas espécies que apareceram em residências e fábricas.


Um dos animais foi resgatado no Bairro Porto Dantas, zona Norte de Aracaju. Os agentes da Adema capturaram uma cobra jiboia que se encontrava em um condomínio residencial. Depois de ser avaliado por um veterinário, constatou-se tratar de um animal jovem de aproximadamente 1.30cm. Não foi encontrada nenhuma lesão e o animal foi solto em área de reserva ambiental.


O outro resgate ocorreu no agreste do estado. Duas aves, sendo uma coruja suindara e um carcará, estavam em uma área de ventilação de uma residência na cidade de Itabaiana. Os animais estavam preso nesta área e não conseguia sair. Após a retirada, os animais foram avaliados. Eram animais adultos e não possuíam lesão. As aves foram encaminhadas para o Parque dos Falcões.


Um tamanduá mirim também foi localizado em uma fábrica da cidade de Laranjeiras. Era uma fêmea adulta. Os veterinários da Adema disseram que é um animal em boa situação, mas estava muito desidratado e pouco responsivo. O tamanduá foi encaminhado para o Centro de Tratamento de Animais Silvestres (Cetas) para iniciar um tratamento e assim que estiver apto será devolvido à natureza.


A Administração Estadual do Meio Ambiente alerta que é configurado crime ambiental matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida em lei. Ao encontrar qualquer tipo de animal silvestre, as pessoas não devem manusear, tentar alimentar ou medicar estes animais. A única coisa a fazer é acionar as equipes especializadas do órgão para fazer o resgate ou apreensão, por meio do telefone (79) 9 9191-5535. O mesmo número também serve para agendar a entrega voluntária desse tipo de animal.



Portal C8 Notícias

Fotos: Ascom Sedurbs