Adema faz resgate de animais silvestres em Aracaju


Como avenço das cidades para áreas que eram de matas, muitos animais exóticos estão aparecendo em residências. Por conta disto, moradores de alguns bairros da capital mantém contato com as equipes de fauna da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), a fim de fazer o resgate.


Uma jiboia adulta foi encontrada no bairro Aruana. Após uma avaliação veterinária, foi posta à soltura. Outra jiboia também foi resgata, dessa vez em uma residência no bairro Santa Maria. O réptil foi solto em uma área de reserva ambiental.


A Adema também fez o resgate de uma Jandaia verdadeira, no Santa Maria. A espécie passou por um atendimento veterinário e foi constatada lesão em uma das asas. O animal foi encaminhado apara o Centro de Tratamento de Animais Silvestres a fim de passar por uma reabilitação, antes de ser devolvida à natureza.


Outro animal da mesma espécie foi encontrado no bairro Augusto Franco. Como estava saudável e em condições de soltura, ele foi reinserido em uma área de reserva ambiental. No bairro 13 de julho, a equipe da Adema resgatou uma andorinha. Era de espécie juvenil e muito ativa. O animal possuía uma respiração dispneica, foi encaminhada para receber os cuidados e ser solta.


Já no bairro Capucho, zona oeste, a equipe recuperou um gavião carijó que estava em uma área do Tribunal de Contas do Estado. Foi feita a avaliação e a ave apresentava uma lesão na asa direita, fez o acompanhamento e colocada em uma mata nos arredores da cidade.


Caso a população encontre algum animal silvestre, fora do seu habitat, pode acionar as equipes especializadas do órgão para fazer o resgate ou apreensão. O telefone de contato é 99191-5535. O mesmo número também serve para agendar a entrega voluntária de animais.



Portal C8 Notícias

Foto: Sedurbs