top of page

“Aceitei o desafio com a liberdade para os artistas sergipanos”, diz Amorosa


A Presidente da Fundação de Cultura e Arte Aperipê, Antônia Amorosa, participou do Programa “Cultura Notícias” na manhã desta quarta-feira, dia 24. Ela destacou sobre o planejamento dos festejos juninos em Sergipe, além de investimentos do Governo no setor cultural.


A gestora disse que Sergipe aos poucos vai formatando uma política pública para a arte. “Chegamos com essa intenção, de inserir mais artistas sergipanos em uma cadeia produtiva, onde a arte seja valorizada. Para isso, é preciso maior participação governamental, a fim de ter mais espaços para a população que vive do trabalho cultural”, detalhou.


Sobre a programação do Arraiá do Povo, a Presidente da Funcap destacou que tem uma grande preocupação para que o evento continue sendo de sucesso. “Essa é a nossa meta e a do Governador. Fábio Mitidieri é um grande entusiasta dos festejos juninos, pois também movimenta o turismo. Esse ano teremos boas perspectivas para deslanchar com avinda dos visitantes”, comentou Amorosa.


Outro ponto lembrado na entrevista foi a retomada da Rua São João para o calendário dos festejos juninos. “Imagine como Fábio Mitidieri é apaixonado pela tradicional rua do Bairro Santo Antônio, onde a festa junina começou em Aracaju. Já tínhamos a ideia de voltar a segundas-feiras com forró pé de serra. É claro, sempre com adequações, pois ali é uma área residencial, e temos que conciliar a festa com o descanso das pessoas. Mas a Rua São João estará sim inserida neste momento importante de nossa festa maior”, comentou.


Ao final, Antônia Amorosa foi questionada como foi a sua reação ao ser convidada para assumir a Fundação de Cultura e Arte Aperipê. Ela disse que teve diálogo com Fábio Mitidieri e topou o desafio mediante um pedido. “Aceitei o desafio com a liberdade para os artistas sergipanos. Quem me conhece sabe da minha eterna luta em defesa do que é nosso. É lógico, não quero proibir que demais ritmos venham para nossos festejos, todos são bem vindos. Mas a minha parte é valorizar ainda mais o que é de Sergipe. Sobre essa parte mais de espetáculos, temos um departamento especifico e sempre conversamos. É fundamental o equilíbrio entre a tradição e o que atrai”, finalizou.



Por Rozendo Aragão

Redação C8

Foto: ASN

bottom of page