top of page

Abuso de menores é tema de formações no Seminário Maior


O Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição, por meio de parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, tem promovido uma série de formações sobre a temática de “Abusos sexuais de menores” nas diversas perspectivas, quer psicológicas, judiciárias e eclesiásticas, com o objetivo de clarificar e intensificar o debate acerca deste tema ainda não muito discutido na sociedade atual. As formações estão sendo destinadas aos seminaristas desta casa formativa.


O primeiro encontro, promovido no dia 3 de abril, contou com a presença do Psicólogo Sergio Lessa Alves, que ministrou a palestra aos seminaristas da Filosofia e da Teologia, tendo como mediadores o Reitor Pe. Carlos Henrique e a Assistente Social Maria da Conceição Moraes Prado. Na ocasião, a temática discutida foi relacionada aos “abusos sexuais de menores na perspectiva psicológica”. Assim, o psicólogo Sergio Lessa clarificou o assunto, além de explicar como funciona o papel da psicologia no combate aos abusos e de que forma atua um psicólogo nesta área.

Sergio Lessa Alves, Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Sergipe. Pós-Graduado em Psicologia Jurídica pela Faculdade Serigy. Atua no Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe desde o ano 2007 como Analista Judiciário da Especialidade Psicologia. Lotado na Coordenadoria da Infância e da Juventude do referido Tribunal desde o ano 2011.


Maria da Conceição Moraes Prado, Formada em Serviço Social, pela Universidade Federal de Sergipe. Com pós-graduação em Políticas Públicas com Ênfase nos Direitos da Criança e do Adolescente. Servidora efetiva do Tribunal de Justiça de Sergipe desde 2011 e atua atualmente na Coordenadoria da Infância e Juventude.

Já a segunda formação, promovida no dia 17 de abril, contou com a presença da Juíza Dra. Iracy Mangueira, que ministrou o assunto sobre “o abuso sexuais de menores na perspectiva penal (jurídica). Ademais, mediaram o debate, o Reitor Pe. Carlos Henrique e a Assistente Social Maria da Conceição.

Iracy Ribeiro Mangueira Marques, Juíza de Direito, Coordenadora da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE). Especialista em Gestão Estratégica em Segurança Pública pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Especialista em Direito Processual pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra em Direitos Humanos na Universidade Tiradentes (UNIT/SE).


Foto e fonte: Arquidiocese de Aracaju

bottom of page