
Em entrevista ao Programa Cultura Notícias desta sexta feira 24, o Deputado Estadual Luciano Pimentel do Progressistas falou dos projetos, discussões e a expectativa do novo mandato. Luciano começou falando da expectativa dos novos colegas da ALESE, para ele tem sido momentos de grandes discussões.
Como relator do projeto de lei da canabis medicinal, Luciano citou a importância do projeto feito com apoio do advogado Maurício Lobo. Foi apresentado a ALESE a proposta e teve uma boa receptividade entre deputados. "Ainda há um preconceito sobre uso do cannabis medicinal, dentro do projeto existe uma norma que só será liberado para uso de pacientes com algum tipo de patologia o qual o médico habilitado prescreva o uso", disse Luciano Pimentel.
De acordo com o parlamentar, esse projeto vai facilitar muito as famílias que dependem do medicamento para tratamento dos seus entes. “Para termos uma ideia, o valor de um frasco pequeno custava em média 600 dólares. Hoje poderá ser vendido por 200 reais. Será uma economia para os familiares que tem gente para tratar com cannabis, além de evitar a judicialização para comprar o produto”, destacou.
Segundo o deputado o óleo será distribuído pelo SUS. Questionado sobre a demora da lei, Luciano disse que esse processo já está passando. “Agora é seguir os trâmites para que em breve mais pessoas possam ter acesso. Desde o ano passado que venho lutando sobre o debate deste assunto na ALESE e junto a sociedade para debelarmos o preconceito sobre a cannabis”, pontuou.
O protejo teve repercussão nacional. O deputado lembrou o exemplo do Governador Tarcísio de Freitas de São Paulo, que tem uma sobrinha que já usa cannabis. Ele reforçou que é uma ação da ciência em prol da saúde das pessoas. “Isso mostra que estamos fazendo história nesse avançao de tratamento de saúde”, afirmou o parlamentar.
Sobre as condições das rodovias, a exemplo da que liga Neópolis a BR 101, Luciano Pimentel afirma que precisa de uma grande recuperação, não só dela, mas de outras rodovias. “Neste exemplo do baixo São Francisco, é urgente a melhoria, pois Neópolis fica na divisa com Alagoas e quem vem do estado vizinho usa nossas vias”, detalhou.
Sobre política disse que prefere esperar o tempo, pois ainda é cedo para discutir apoios para prefeitura em 2024. “Ainda não pensamos em dialogar com o agrupamento, pois estamos num processo de Eleição recente. Mas é claro que já temos nomes que podemos debater mais na frente”, destacou o deputado.
Por Ceiça Dias
Redação C8
Foto: Agência Alese