
O Prefeito da cidade de Laranjeiras, José de Araújo Leite Neto, conhecido como Juca de Bala, esteve no Programa “Cultura Notícias” na manhã desta quarta-feira, dia 17. Ele fez um balanço de sua administração e destacou o cenário político para 2024.
No começo Juca de Bala comentou sobre a situação do MDB estadual e municipal. Ele disse que se mantém no partido que está fazendo a sua reestruturação. “Estou no MDB desde quando meu pai estava na política. Hoje não sei de outro partido na vida a não ser o MDB. Não tenho nenhuma pretensão de deixar a sigla”, declarou.
Questionado se havia algum problema de ter apoiado Fábio Mitidieri na Eleição passada, o gestor afirma que não teve problemas com isso e sempre está à disposição do grupo. “Apoiei o candidato e atual Governador. Sei que agora o MDB está na oposição, mas não tive problemas com isso. Pretendo seguir no MDB e também sendo apoiador de Fábio. Já marquei audiência com ele e, mesmo com a agenda bem cheia, ele já se comprometeu a ouvir os pedidos para Laranjeiras. Na parte política, se não houver resistência do grupo de Mitidieri, seguirei no partido e dando sustentação ao seu projeto”, confirmou Juca.
Perguntado se está pronto para 2024, o Prefeito disse que pretende disputar a reeleição. “Temos pesquisas que nos dão grande margem. Mas ainda é muito cedo para discutir isso de forma mais consistente. Agora é momento de reorganizar o MDB e trabalhar pelo povo laranjeirense”, alegou.

Com relação às áreas de atuação da Prefeitura. Juca de Bala lembra que a geração de emprego é um grande desafio. “Nossa cidade é basicamente de serviços, apesar de termos industrias, mas elas não absorvem toda a população. A gestão não pode dar ocupação a todas as pessoas. Por isso estamos criando a casa do emprego, onde as pessoas terão acesso a oportunidades no mercado. Isso tudo aguda a dar mais chances dos moradores terem o seu sustento”, observou.
Outro problema apontado pelo Prefeito diz respeito a Unigel Fertilizantes, onde funciona a antiga Fábrica de Fertilizantes de Sergipe (Fafen). Juca disse que foi informado sobre mais um fechamento temporário, conhecido como hibernação, a partir do dia 1º de junho. “Mais uma vez estamos com esse grande problema. A hibernação da Unigel nos preocupa, pois por meio dela geramos empregos, não só da fábrica, mas também nos serviços do entorno de Pedra Branca. Lembrando que a unidade junto a da Bahia que produzem 10% de todo fertilizante do Brasil. Os outros 90% são importados. Com essa guerra na Ucrânia, a situação de fertilizantes piorou. Por isso estamos na luta para que ela continue ativa”, detalhou.
Juca de Bala disse que já teve encontro com os proprietários da Unigel e também com a bancada sergipana. “Os responsáveis da fábrica afirmam que o valor do preço do gás ainda é um grande problema para manter a empresa funcionando em plena força. Espero que essa propaganda toda da estrela do gás em Sergipe um dia se concretize. Sobre conversa com nossos deputados e Senadores, já recebemos apoio de todos, em especial do Senador Laércio Oliveira, que se mostrou atento a essa situação”, afirmou.
Outro assunto abordoa foi com relação a educação no município. Juca de Bala falou de uma campanha que busca atrair novas matriculas para as escolas municipais. “Criamos o projeto matricula premiada, com a intenção de chamar mais crianças para a sala de aula. Na minha primeira gestão deixei laranjeiras com mais de 5 mil crianças matriculadas. Hoje temos cerca de 3500. Isso precisa ser revertido, pois educação é o que move um país”, comentou.
Por Rozendo Aragão
Redação C8
Foto: Rozendo Aragão