HISTORIA BG.png

INSTITUCIONAL

Fundada em 21 de novembro de 1959 por Dom José Vicente Távora, então Bispo de Aracaju, a Rádio Cultura de Sergipe tinha como objetivo colaborar no projeto de educação popular do Movimento de Educação de Base, que levava a educação aos camponeses.  Há mais de sessenta anos a Rádio Cultura leva ao ouvinte uma programação de qualidade na qual consta educação, cultura, informação, cidadania, entretenimento e evangelização.

De agosto de 1991 a março de 2016 a Cultura foi administrada pela Comunidade Católica Shalom a pedido de Dom Luciano José Cabral Duarte, então bispo de Aracaju, que implantou um novo tempo através da contribuição de sócios fieis católicos, seguida até hoje. Em 01 de abril de 2016 a rádio volta a ser administrada pela Fundação Arquidiocesana de Cultura que designou, em dezembro de 2019, o Pe. Marcelo Conceição para a Direção Executiva da emissora, que trouxe de volta a sua essência, tendo a evangelização e providência como pilares.

Como uma Rádio Católica, a emissora busca valorizar e prezar a evangelização, o jornalismo e o esporte, por entender que a cultura e a informação são fatores indispensáveis para a socialização do indivíduo enquanto ser humano. Tal diferencial é o que nos tem dado sobriedade para a realização de um trabalho ainda mais eficaz, garantindo uma postura e conduta inovadora na sua programação.  Fruto de novos passos na evangelização, a Rádio Cultura de Sergipe passa a ser a Rede Cultura de Comunicação; uma resposta aos tempos atuais e a necessidade de avançar cada vez mais na evangelização, unindo rádio, webTV e o novo portal de internet, ao novo projeto visual da empresa. 

 

Nestes 61 anos, a Rede Cultura de Comunicação reforça a sua missão de informar, educar e, sobretudo, evangelizar com credibilidade e responsabilidade social e editorial, com uma programação dinâmica, moderna e cidadã.

Pe. Marcelo Conceição

Diretor Executivo

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/2

O Pe. Marcelo Conceição dos Santos é natural da cidade Carira, sertão sergipano; é graduado em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Tiradentes. Filho único, Pe. Marcelo teve sua caminhada de Fé, bastante edificada em sua comunidade paroquial, assim, discerniu o passo mais importante de sua vida; se tornar sacerdote.  Ordenado no dia 13 de Julho de 2012, atuou como Porta-voz da Arquidiocese de Aracaju nos últimos cinco anos do governo arquidiocesano do então Arcebispo, Dom José Palmeira Lessa.

Hoje, o sacerdote é coordenador da Assessoria de comunicação da Arquidiocese de Aracaju, diretor espiritual do movimento Mãe Rainha e pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada no Conjunto Orlando Dantas em Aracaju. 

Fundação Arquidiocesana de Cultura

A Fundação Arquidiocesana de Cultura é uma entidade pertencente a Arquidiocese de Aracaju, sendo presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom João José Costa. A Fundação é responsável pela administração da Rede Cultura de Comunicação e pela antena repetidora da Rede Vida de Televisão.  Em Dezembro de  2019, a Fundação Arquidiocesana de Cultura, designou Pe. Marcelo Conceição como diretor executivo da Rede Cultura de Comunição, até então, Rádio Cultura de Sergipe.

Para o arcebispo metropolitano, dom João José Costa, a Rede Cultura de Comunicação faz por merecer o carinho, a confiança e a admiração da sociedade. “Os grandes esforços da emissora no sentido de ampliar e modernizar a sua estrutura, bem como para qualificar e dinamizar a sua programação, priorizando a evangelização, vêm produzindo excelentes resultados”, enfatizou o prelado.